Deprecated: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters in C:\xampp\htdocs\fabriciolima\wp-content\plugins\crayon-syntax-highlighter\util\crayon_util.class.php on line 73
Managed Instance (#9) – Agora consigo mandar E-mail do SQL Server? – Fabricio Lima | Consultoria e Treinamento SQL Server
Loading…

Managed Instance (#9) – Agora consigo mandar E-mail do SQL Server?

Fala Pessoal,

Esse é mais um post da série sobre o Azure SQL Database Managed Instance. Caso ainda não tenha visto, seguem os posts anteriores:

No Azure SQL Database não conseguimos enviar um E-mail do SQL Server e isso é um problema para algumas empresas migrarem seus serviços para o Azure.

Esse problema foi resolvido no Managed Instance. Agora conseguimos enviar um e-mail pelo Database Mail exatamente como enviamos em nosso SQL Server On Premise.

Configuramos o envio de e-mail no Managed Instance da mesma forma que no On Premise. Temos que configurar uma conta e um profile. Nesse caso abaixo estou usando minha conta do Gmail para o envio:

Contudo, ao fazer um teste de envio de e-mail, ele falhava:

Pesquisei sobre o problema, mas ainda tem pouca gente falando desse assunto. Então, abri um chamado pelo portal como mostrei no meu post anterior:

No chamado pediram para adicionar uma regra de saída para a porta 587 (que o gmail usa) no meu “Network security group” do meu Managed Instance:

 

1 – Procure por “Network security group”.

2 – Clique no NSG do seu Managed Instance que quer enviar o E-mail.

Feito isso, a tela abaixo será aberta para adicionarmos uma regra de saída para a porta 587:

1 – Clique em “Outbound security rules” .

2 – Clique em Add.

3 – Coloque a porta que vamos liberar, nesse caso 587.

4 – Coloque uma prioridade qualquer.

5 – Escolha um nome para a sua regra.

6 – Add

Aguarde a regra ser concluída e faça um novo teste de envio de e-mail.

Feito o novo teste, no meu caso, ele ainda falhou na primeira tentativa, mas depois fez um retry e funcionou. Acredito que seja um tempo para a regra se propagar e funcionar.

Segue e-mail enviado com sucesso:

 

E-mail recebido com sucesso:

 

Pronto. Agora podemos enviar e-mail normalmente no Managed Instance. Posso criar todos os alertas customizados que já utilizava no meu ambiente On Premise.

Gostou dessa Dica?

Curta, comente, compartilhe…

Assine meu canal no Youtube , curta minha página no Facebook  ou siga nossa página no Instagram para receber Dicas de Leituras, Vídeos e Eventos sobre SQL Server.

Até o próximo post.

Abraços,

Fabrício Lima

Microsoft Data Platform MVP

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

One thought on “Managed Instance (#9) – Agora consigo mandar E-mail do SQL Server?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: