Loading…

Passo a passo de como criar 40 Alertas para monitorar seu SQL Server

Fala Pessoal,

Finalmente o novo filho nasceu!!!

 

 

 

Da mesma forma que o Adam Machanic me deu a whoisactive (que me salva no meu dia a dia de DBA), que o Brent Ozar me deu a sp_blitz (que me ajuda a fazer checagens em meus clientes), que o Dirceu Resende me deu seu CheckList de Segurança (que também nos ajuda demais), hoje estou aqui mais uma vez tentando devolver para a comunidade um pouco do que esses caras me proporcionaram e também ajudar outras pessoas a monitor e administrar com mais segurança seus bancos de dados SQL Server.

Esse projeto surgiu em 2010 com um e-mail para criar um checklist de um banco de dados e enviar via excel por email:

https://www.fabriciolima.net/blog/2010/03/24/criando-um-checklist-automatico-do-banco-de-dados/

Com o passar dos anos fui evoluindo esses scripts e utilizando nos bancos de dados que administrava.

Em 2017 divulguei uma nova versão desse Checklist, só que agora em um e-mail com HTML e não mais Excel, e foi um sucesso:

https://www.fabriciolima.net/blog/2017/05/01/criando-um-e-mail-de-checklist-diario-no-sql-server/

Pouco tempo depois, também divulguei uma versão com 15 Alertas para serem criados no SQL Server:

https://www.fabriciolima.net/blog/2017/10/05/video-criando-15-alertas-no-sql-server-em-apenas-5-minutos/

Até o dia que validei essas informações (18/09/2019), foram 2.6 mil views para o vídeo do checklist e 2.1 mil views para o vídeo dos alertas.

Recebi muitos feedbacks online e também presenciais. Isso é gratificante demais.

Com o passar do tempo, continuamos evoluindo os scripts que utilizamos em nosso dia a dia, e agora temos uma nova versão para compartilhar com vocês, são 40 alertas para monitorar o SQL Server, já incluindo o e-mail de checklist atualizado e um e-mail mensal com informações da sua instância para ter como baseline.

Gostaria de agradecer a todo o TeamFabricioLima que contribuiu demais para esses scripts com ideias e códigos. Sem eles, esse script não estaria dessa forma hoje. Eu demoraria muito mais para produzir.

Esse não é um projeto do Fabrício, e sim de vocês. Por este motivo, estou liberando todo o código no Github, para que todos vocês possam baixar, utilizar em seus ambientes e ajudar a acertar erros e evoluir esses scripts.

 

Scritps no Github:

 

No script tem um passo a passo básico para a criação.

Mas caso precise de uma explicação mais detalhada de como criar os scritps e dos impactos que as rotinas podem ter, também fiz uma série com alguns vídeos para explicar em detalhes como criar esses alertas.

Como já tenho uma plataforma disponível para uso, resolvi colocar esses vídeos em uma forma de curso para facilitar a organização e explicação de cada passo da criação dos alertas. Ficou bem melhor do que criar vários vídeos pequenos e soltos no youtube.

O acesso aos vídeos é totalmente gratuito.

 

Vídeos com o passo a passo de como implementar:

 

Detalhe: Com a mudança de apenas um parâmetro, os alertas são enviados no idioma em Inglês, WOW!!! Agora vamos ajudar ao resto do mundo também.

É isso ai galera… Script prontinho e simples de implantar…

Espero que tenha contribuído para tornar seu dia a dia de DBA um pouco mais simples.

Mandem feedback se curtiram os scripts e se me encontrarem nos eventos por aí, fico sempre feliz em saber se estão usando.

Me chamem para conversar. =)

Aproveitem sem moderação e indiquem para seus conhecidos que possuem um banco de dados SQL Server para que eles também possam usar.

Me ajudem a fazer esses scripts rodarem por todo o Brasil, do Oiapoque ao Chuí, do Rio Grande do Sul ao Acre passando por Natal!!!

Posteriormente farei um post em inglês para ele rodar o mundo. (mas sem vídeo que ainda não estou nesse nível de inglês… rsrs)

 

Gostou desse Post?

Curta, comente, compartilhe…

Curta nossa página no Facebook , LinkedIn e Instagram para receber Dicas de Leituras, Vídeos e Eventos sobre SQL Server.

Até a próxima.

 

Abraços,

Fabrício Lima

CEO na Fabrício Lima Soluções em BD

Microsoft Data Platform MVP

Instagram:@fabriciofrancalima

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fabriciolimasolucoesembd/

Consultoria: [email protected]

10 thoughts on “Passo a passo de como criar 40 Alertas para monitorar seu SQL Server

  1. Fabrício, sem palavras. Você é um cara sensacional!!! Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo e parte do seu conhecimento. Você, Dirceu Resende, Brent Ozar a Mariana Sampaio são pessoas incríveis e deuses do SQL Server rs.

    Abraço e obrigado novamente.

  2. Fabrício antes de mais nada. PARABÉNS, estes scripts são sensacionais.

    Executei todo o procedimento está tudo funcionando, mas estou recebendo o e-mail de alerta de 50 mil / 60 mil / 70 mil erros, diariamente e são sempre os mesmos.

    The cursor was not declared.

    sp_cursoropen/sp_cursorprepare: The statement parameter can only be a batch or a stored procedure with a single select, without FOR BROWSE, COMPUTE BY, or variable assignments.

    Incorrect syntax near the keyword ‘SET’.

    The evento name, “sqlserver.graph_match_query_count”, is invalid, or the object could not be found

    ‘FOR BROWSE’ is not allowed in cursor statements.

    Statement(s) could not be prepared.

    O que posso ter feito de errado no procedimento? Segui todo o passo a passo descrito, a questão de permissão das pastas estão todas OK com permissão total.

    Abraço,

    Adriano.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: