Loading…

Tem SQL Server Standard na sua empresa? Hora de planejar a migração para o SQL Server 2016!!!

microsoftstandardedition

Olá Pessoal,

Você certamente já deve ter visto a notícia bombástica que a microsoft liberou semana passada. Se não viu, segue um post com a notícia completa:

Agora a versão Standard SP1 do SQL Server 2016 ganhou MUITAS funcionalidades que antes só funcionavam na versão Enterprise ($$$).

Atendo clientes com versão Enterprise, mas a maioria das empresas que trabalho com consultoria hoje possuem um SQL Server Standard.

Conversando com esses clientes, com essa crise que temos no Brasil, está dicífil realizar investimentos. A TI, é claro, não fica de fora desses cortes visto que uma licença de SQL Server não é um item barato:

  • Enterprise Edition: ~$7,000 /core (minimum 4 cores per socket, sold in 2 core packs)
  • Standard Edition:  ~$1,800 /core (minimum 4 cores per socket, sold in 2 core packs)

Eu sempre uso o argumento de que o cliente usará essa licença por no mínimo 3 anos e se ele dividir esse valor por 36 meses, a visão de caro muda um pouco.

O problema é que o cliente que tem um SQL Server Standard funcionando, não via muitos atrativos para realizar um investimento e migrar seu BD para uma versão mais nova.


Alguém na microsoft percebeu isso e semana passada eles surpreenderam o mercado liberando muitas funcionalidades que antes eram apenas Enterprise também na versão Standard.

O link que passei no início do post tem todas as funcionalidades que foram liberadas e aqui só vou destacar algumas que acredito que vou utilizar mais no meu dia a dia com meus clientes:

Particionamento de Tabelas

Já vi pessoas que possuem tabelas muito grandes na sua empresa e essas tabelas são utilizadas 24 horas por dia. Logo, elas não conseguiam realizar um REBUILD de índices, já que na versão Standard não temos o REBUILD ONLINE.

O REBUILD ONLINE continua não existindo na versão Standard, contudo, agora você conseguirá particionar suas tabelas e realizar manutenções a nível de partição.Isso certamente terá uma duração e um impacto muito menor no seu ambiente.

In-Memory OLTP

É isso mesmo. Deu a louca na microsoft. O tão falado In-Memory agora também funciona no SQL Server Standard com a limitação de uso de 25% do tamanho do Buffer Pool.

Eu fui um dos profissionais que sempre adiei o estudo do In-Memory, pois iria demorar um pouco ainda para usar nos meus clientes, já que a maioria deles possui SQL Server Standard.

Agora isso mudou, In-Memory vai subir muito na minha prioridade de estudo, pois já posso começar a mostrar aos clientes como isso poderá ser útil para melhorar a performance dos sistemas deles.

Melhorias de Segurança

Poucas empresas investem tempo e esforço em implementações de segurança, mas agora, se você possui dados de Cartão de Crédito ou outros dados tão sensíveis como esse, o Always Encrypted será seu grande amigo.

Essa funcionalidade é mais uma que fica disponível para nós meros mortais que usamos a versão Standard.

Mais uma funcionalidade que sobe na minha prioridade de estudos.

Compressão de Dados

Essa eu deixei por último pois foi a funcionalidade que eu mais comemorei.

Eu atendo muitos clientes com banco da Totvs, e compressão de dados para banco TOTVS é lindo demais. Nesse post abaixo eu mostrei uma compactação que fiz onde reduzi de 100 GB para 20 Gb uma tabela do protheus:

Certamente a compressão de dados também ajudará seu ambiente que não é Totvs. Também já tive boas experiências com compressão em outros tipos de ambientes.

Mas Fabrício, qual o custo disso?

Temos um consumo um pouco maior de CPU, contudo, o ganho que temos com acesso a disco e uma melhor utilização da memória, na grande maioria dos casos compensa. Suas páginas ficam armazenadas compactadas no Buffer Cache, logo, você consegue manter muito mais páginas em memória (que vale ouro!!) reduzindo o acesso a disco (que é lento!!).

Normalmente CPU é menos crítico que disco e memória para um banco de dados.

Assim que recebi a notícia que a compressão de Dados estaria disponível na versão Standard, já entrei em contato com meus clientes para conversamos sobre o assunto. Dois deles que possuem bancos de quase 1 TB de informação gostaram muito da ideia e já estão até realizando cotações para incluir no orçamento de 2017.

Query Store

Query Store é uma funcionalidade sensacional que já estava liberada na versão Standard do SQL Server 2016, mas que vale a pena citar aqui como mais um motivo para você realizar sua migração.

Sabe aquele problema onde o SQL Server estava funcionando perfeitamente e do nada ficou lento?

Isso pode ser algum parâmetro diferente que foi passado em uma query que fez o SQL usar um plano diferente que não é o melhor para a maioria das chamadas. O Query Store será nosso grande amigo para analisar esse tipo de problema.

Vamos conseguir ver os planos diferentes de uma query e forçar o SQL a usar o plano com melhor performance.

Segue uma série de posts com detalhes sobre o Query Store:

SQL Server 2016: It Just Runs Faster

Além dessas funcionalidades que foram liberadas,  o funcionamento interno do SQL Server 2016 foi o que teve mais melhorias dentre as últimas versões do SQL que foram liberadas. A microsoft investiu bastante na reescritas de como ele funciona internamente para torná-lo mais rápido. Só de você desinstalar uma versão antiga e instalar o SQL Server 2016 em um mesmo hardware ele já ficará mais rápido.

Segue abaixo um vídeo do BobWard falando sobre os detalhes dessas melhorias internas do SQL Server. Vale a pena assistir:

Vídeo: https://channel9.msdn.com/Events/Ignite/2016/BRK3043-TS

Também segue uma série de posts dele explicando os detalhes dessas melhorias:

Posts: https://blogs.msdn.microsoft.com/bobsql/tag/sql-2016/

Só com esse Just Runs Faster do SQL 2016 já tínhamos muito mais motivos para migrar para o 2016 do que tivemos para migrar para o 2014, ai vem a microsoft e libera esse monte de funcionalidade a mais na versão Standard.

Pronto. Essa era a motivação que todos nós precisávamos para iniciar aquele projeto de migração que estávamos adiando a muito tempo.

E você? Qual sua opinião sobre o assunto?

Acha que vai conseguir finalmente uma aprovação na empresa?

Deixe seu comentário.

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Até a próxima.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

2 thoughts on “Tem SQL Server Standard na sua empresa? Hora de planejar a migração para o SQL Server 2016!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: