Loading…

Casos do Dia a Dia: O tamanho do arquivo de uma base Snapshot pode te enganar!

Olá Pessoal,

Esse é um post bem rápido para registrar um acontecimento que aconteceu no meu dia a dia.

O pessoal de desenvolvimento criou uma base Snapshot no servidor de testes e quando vimos o tamanho da Base em disco nos assustamos (133 GB????):

Não usamos muito Snapshot na empresa, mas sabemos que ele só guarda os dados antigos das alterações que são realizadas na base original. Dessa forma, pensamos: Será que eles já alteraram a base toda para ela crescer e ficar com esse tamanho???

Contudo, quando você visualiza as propriedades desse arquivo “.ss”, é possível verificar que o espaço que esse arquivo está ocupando em disco é de apenas 5 GB, conforme a figura abaixo (Size on disk):

O SQL Server não reserva todo o tamanho da base original no disco, pois não tínhamos nem 50 GB para crescimento no Volume de disco onde esse Snapshot foi criado. Assim, acredito que seria mais interessante mostrar o valor real no Windows Explorer, mas isso é apenas minha mera opinião.

Fica a dica para quem também cair nessa pegadinha.

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Confira mais experiências do Dia a Dia de um DBA no meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: