Loading…

Enquete: Você já utiliza virtualização em um servidor SQL Server?

Fala Pessoal,

Eu estava pensando em virtualizar todo meu ambiente SQL Server, entretanto, no roadshow da microsoft aqui em Vitória-Es, confirmei com o Fabio Hara (Blog|Twitter) que o Hyper-V Server 2008 R2 possui uma limitação de 4 Cores  por máquina virtual. Assim, não seria possível migrar meus servidores de produção para máquinas virtuais. Entretanto, acredito que em breve todos estarão utilizando o SQL Server virtualizado em ambientes de testes e de homologação, assim como eu já utilizo.

Então, gostaria de saber como está o ambiente de vocês. Respondam a pesquisa na barra lateral do blog.

Conto com 30 segundos da atenção de vocês.

Gostou desse Post?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

5 thoughts on “Enquete: Você já utiliza virtualização em um servidor SQL Server?

  1. Bom, nunca virtualizei um SQL Server, porém, se um dia isso fosse requerido, não ia descartar a hipótese de virtualizá-lo e colocá-lo em servidor de produção. Sim.

    A questão de ser virtualizar ou não um serviço, vai além de você apenas ter um perfil de servidor para ser virtualizado (os que consomem menos memória, menos E/S, menos processamento, menos tudo)

    Não devemos olhar apenas pro serviço que roda em um servidor (Ex. SQL Server, Exchange Server. Esses são os candidatos mais famosos a não serem virtualizados… como se todos fossem iguais)

    Fazer um levantamento do serviço ativo em um servidor é sim importante, mas como um ponto de análise inicial. O que realmente importa é o comportamento desse servidor.. analisar a E/S de rede/disco, se ele consome muita memória/paginação e processamento… isso sim são características que devem ser analisadas e levadas em real consideração para a decisão de se virtualizar um SQL Server ou não 🙂

    perfmon do Windows ajuda bastante nessa tarefa, ou então, ferramentas de planejamento de capacidade. Da Microsoft acho que se chama MS Assessment Planning Tool. Da VMware acho que é VMware Capacity Planning..

    Concluindo. Um BD não é o cara mais conhecido por ser virtualizado, porém, também podemos virtualizá-lo sem dores de cabeça, apenas precisamos saber o comportamento do BD que você tem no seu datacenter.

    1. Muito bom o comentário Sérgio.

      Concordo com você que podemos virtualizar um servidor SQL Server dependendo de para que o BD é utilizado. Como um exemplo, tenho um SQL Server 2008 R2 virtualizado com as databases do sharedpoint e project lá na minha empresa. Entretanto no meu servidor mais parrudo, com muito I/O e consumo de memória e CPU, ainda não é viável virtualizar.

      Obrigado por compartilhar.

      Abraços

  2. Olá Fabricio,

    Muito boa essa enquete, pois, precisei pesquisar sobre virtualzar o sql server.
    Temos aqui na empresa, alguns servidores de produção sql server já virtualizados,
    onde até o momento não tivemos problema com essa implementação.

    Apesar de arriscado, decidimos “experimentar” implementar nossos ambientes em máquina virtual, ganhando muito em facilidade de administradação, geração de backup (do ambiente), enfim, com as funcionalidades que a virtualização pode nos proporcionar.

    Estamos num processo de estudo para melhorias do ambiente atual, tendo como base a disponibilidade, melhor desempenho e integridade do mesmo.

    Abraços e parabéns pela enquete!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: