Loading…

Casos do Dia a Dia: Nova mensagem no Log do SQL Server 2012

Olá Pessoal,

Todos vocês acompanham de perto o Log do SQL Server, certo?

Espero que sim.

Em um cliente da minha Consultoria SQL Server onde realizo um acompanhamento mensal da base de dados dele, verifiquei que uma mensagem diferente passou a aparecer no arquivo de Log do SQL Server.

Segue abaixo as mensagens:

 average throughput: 24.49 MB/sec, I/O saturation: 68365, context switches 80348

Pesquisando sobre essa mensagem, verifiquei que ela te informa que o processo de CheckPoint está demorando mais do que o intervalo de recovery definido para uma database. Ou seja, houve uma lentidão na operação que o checkpoint realiza para pegar as páginas alteradas em memória e escrever no disco.

No SQL Server 2008 essa mensagem aparecia no Log ao habilitar um Trace Flag. No 2012, isso não é mais necessário.

No meu caso, eu alterei o horário de alguns jobs para que eles não rodassem juntos e fiz um Tuning na base de dados. Caso isso não resolva, o time de Storage também deve ser envolvido.

Você também pode alterar o intervalo de recovery da sua database para que ele seja mais frequente e com isso tenha uma quantidade menor de dados para escrever em disco de uma só vez. Contudo, isso gera um número maior de vezes de operações de I/O e deve ser muito bem avaliado e monitorado por um DBA experiente.

Fontes:

Caso ainda não monitore o Log do SQL Server, um dos entregáveis da minha consultoria é um CheckList diário com essas informações.

Segue um exemplo das informações que são geradas: CheckList Banco de Dados
 

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Confira mais experiências do Dia a Dia de um DBA no meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: