Loading…

Casos do Dia a Dia: Base de produção parada durante um Autogrow

Olá Pessoal,

Um cliente me procurou dizendo que seu banco SQL Server estava com problemas e que não conseguia fazer nem 1 Insert na sua base de dados.

Fiz o acesso ao ambiente dele, olhei o error log e vi dezenas de mensagens como essa abaixo:

PostAutogrowth

Mensagem: Autogrow of file ‘Nome_Logico’ in database ‘Nome_Base’ was cancelled by user or timed out after 30156 milliseconds.  Use ALTER DATABASE to set a smaller FILEGROWTH value for this file or to explicitly set a new file size.

Quando comecei a analisar o problema, realmente não era possível fazer nenhum insert na base de dados.

Contudo, enquanto realizava as validações, o SQL escreveu a seguinte mensagem no error log:

Mensagem: Autogrow of file ‘Nome_Logico’ in database ‘Nome_Base’ took 228313 milliseconds.  Consider using ALTER DATABASE to set a smaller FILEGROWTH for this file.

O AutoGrow finalmente tinha concluído. Agora era possível inserir dados no ambiente e o problema naquele momento não acontecia mais.

Dizem por aí que foi uma coincidência, mas a verdade é que quando conectei para analisar o problema, o SQL Server ficou com medo e liberou logo o ambiente do cliente. =)

Brincadeiras a parte, quando mandei o cliente testar novamente, ele conseguiu utilizar o sistema normalmente e ficou todo feliz falando que eu era o cara… etc.. etc…

Podia me aproveitar da situação e dizer que tinha feito algo, mas falei para ele que não fiz absolutamente nada. O SQL Server simplesmente terminou o crescimento da base de dados. Mas, disse que isso aconteceu porque o SQL Server estava abandonado, foi instalado em next->next->finish, não tinha o IFI habilitado e o crescimento da base estava em 10%.

Como a base tinha 200 GB, o SQL Server cresceu 20 Gb, o disco não aguentou o tranco e causou todo esse problema.

No outro dia fechamos uma consultoria para realizar uma análise completa do banco de dados dele e implantar todas as rotinas de administração e monitoramento que um banco de dados SQL Server deve ter.

Conclusão: Cuide bem do seu banco de dados antes que seja tarde e um problema grave aconteça. Você pode evitar uma grande dor de cabeça e perdas ($$$$) para a sua empresa.

Leituras complementares sobre esse erro:

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Quem faz meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA, nunca mais instala um SQL Server via next-next-finish e não teria esse problema.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: