Aguarde… Carregando

A Grande Mudança: Full Time com Consultoria e Treinamento SQL Server

Olá Pessoal,

Sexta-feira passada (12/06) encerrei um ciclo de quase 10 anos na minha carreira profissional.

Entrei em uma grande empresa aqui de Vitória-ES como estagiário sem nunca ter feito um “SELECT * FROM”. Inicialmente fiz um processo seletivo para a área de desenvolvimento e não passei (ainda bem). Após alguns dias, me chamaram para a o setor de banco de dados. Se tivesse passado para a área de desenvolvimento, provavelmente esse Blog falaria de linguagens de programação.

Três meses depois de entrar como estagiário fui efetivado como funcionário e, após alguns anos como analista de banco de dados, assumi o cargo de DBA. Nos últimos 3 anos assumi o desafio de exercer um cargo de liderança, sendo o coordenador da área de infraestrutura (Banco de dados, servidores, segurança e etc).

Há uns 2 anos comecei a pegar alguns serviços de consultoria SQL em paralelo para manter o conhecimento em dia e tirar uma grana extra. Com o passar do tempo, os clientes foram aumentando até chegar um ponto onde tive que escolher entre um emprego “estável”  nesse momento de crise ou consultorias que não tem tanta estabilidade assim. Já tinha abandonado as corridas de rua, saídas com amigos, futebol com a galera para dar conta dos 2 empregos. Era hora de parar com isso que a vida passa rápido.

Decisão tranquila né!? Nessa crise da Dilma, quem é o doido que vai largar um emprego mais estável com uma boa remuneração para se arriscar nesse mercado concorrido???

R: Eu!

Minha experiência como líder foi sensacional, aprendi demais nos últimos 3 anos, amadureci muito, mas a vontade de voltar a trabalhar Full Time com SQL Server falou mais alto nesse momento. Foi aí que decidi sair da zona de conforto e me aventurar nesse mundo de consultorias e treinamentos SQL Server.

Se isso vai dar certo, só o futuro dirá, mas me preparei muito bem para dar certo. Agora é muito trabalho e estudo para ser um profissional melhor a cada dia.

O que você que lê o meu Blog ganha com isso?

Com 2 empregos era impossível manter o Blog atualizado com novos posts. A partir de agora terei tempo de escrever com muito mais frequência para o Blog e até apresentar alguns Webcasts e palestras. Estou iniciando a minha volta para a comunidade SQL Server, de onde tinha sumido nos últimos 3 anos.

Além disso, tenho ideias para alguns treinamentos bacanas que agora terei tempo de preparar. Meu primeiro treinamento (Tarefas do Dia a Dia de um DBA) está recebendo excelentes feedbacks e isso é um sinal para continuar evoluindo nessa área.

Estou muito motivado para assistir os treinamentos da pluralsight, ler novos livros de SQL Server, ler artigos e colocar tudo isso na prática nos clientes que atendo e nos treinamentos que vou ministrar.

Para finalizar, gostaria de agradecer MUITO à todos que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal nesses primeiros 10 anos de carreira. Foram tantas pessoas que não conseguiria citar todas aqui. Agora é ir com o fôlego renovado para os próximos 20, 30, 40… anos de carreira que ainda tenho pela frente. Os primeiros 10 anos foram apenas o começo…

 
Gostou desse Post?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Confira também informações sobre Certificações na página Materiais para Certificação.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

30 thoughts on “A Grande Mudança: Full Time com Consultoria e Treinamento SQL Server

  1. Manda bala camarada, a vida realmente passa muito rápido e precisa ser vivida, sucesso na nova caminhada.

    Abraço,
    Fabrício Loss Butkovsky

  2. Te desejo muita saúde e sucesso neste novo caminho e muito obrigado por compartilhar informações para toda a comunidade SQL SERVER…

  3. Parabéns Fabrício!

    Prepare treinamentos para os MCSA: SQL Server.

    Tenho certeza que terá retorno, pois quase não se acha esse tipo de treinamento online de boa qualidade!

  4. Parabéns pela corajosa decisão, Fabrício!

    Eu estou há 25 anos atuando na área de Desenvolvimento e Banco de Dados de forma “autônoma”, sem carteira assinada (uns 15 anos com empresa própria), e sei o quanto pode ser difícil em alguns momentos de “baixa”. O importante é se preparar, guardar parte do que ganha para eventualidades (lembre-se que não existe mais férias nem 13º, por exemplo). O restante, graças à sua competência, ficará mais fácil. Dedicação e compromisso!

    Grande abraço e sucesso nessa nova etapa!

  5. Boa garoto, é isso aí, não fique parado se alimentando de um queijo só, vá em busca de novos queijos porque um dia essa fonte pode secar, ia te desejar boa sorte, mas profissionais competentes não precisam de sorte.

    Desejo a você muitos clientes e muito sucesso nesse caminho, que não será curto, que você escolheu seguir. Aqui tem alguém que lhe admira e torce muito por você!

    Um forte abraço e que Deus o abençoe hoje e sempre.

  6. Fabricio, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e muito sucesso ainda está por vir.
    Estou beeeem no inicio da área, mas eu gosto muito de Banco de Dados e vou começar a estudar para MCSA, já tinha cadastro na MVA. Achei aqui no seu blog os cursos do MVA para os Exames 70-461,70-462,70-463. Porém são “jump start” poderia me explicar exatamente o que seria? É apenas uma ajuda ? Da para aprender bastante com essas vídeo aulas? Pois eu consultei o preço desses cursos 70-461 etc, aqui em São Paulo e são caros!
    No momento não estou podendo pagar e meu sonho como profissional em TI é ser DBA.

    Obrigado pelo material que você disponibiliza acredito e vão ser de grande ajuda.

    1. Obrigado Kevin.

      Os vídeos são introdutórios. Não tem como fazer as provas só olhado esses vídeos, mas eles ajudam bastante.

      Já que não tem condições de pagar um treinamento, vai ter que ser autodidata. O livro training kit é muito bom e sempre indico.

      Outra indicação é ver o que cai na prova e estudar tópico por tópico procurando os assuntos em artigos no google.

      Espero ter ajudado.

  7. Fabricio,
    Foi uma ótima experiência trabalhar com você. É necessário ter muita coragem e planejamento para fazer uma como esta.

    Desejo-lhe todo sucesso que o mercado possa oferecer.

    Pretendo iniciar um blog também… depois vou pegar umas dicas com você.

    Um abraço!!!

  8. Em tempos de crise: pouca farinha, o meu pirão primeiro.
    Não é normal é deixar o pirão para os outros e correr atrás do filé mignon.
    Parabéns pela coragem meu caro.

  9. Olá Fabrício!
    Ja li muitos textos seus, já ouvi falar muioto do seu trabalho, diretamente de amigos que ja trabalharam pessoalmente com vc.
    Eu sinceramente acredito que vc vai se dar muito bem nesse novo caminho.
    Muita gente preza seu talento.
    Mas independente de suas escolhas, nao se esqueça do Fabricio.
    Da saúde do Fabricio. Da família do Fabricio.

    Pq eu escrevo isso? Não sei…Deus vontade.
    As 250 horas mensais de trabalho parecem pouco pra DBA´s….Mas fazem diferença na soma total de vida gasta dentro de um SGBD.

    Beijo e boa vida pra vc!

    1. Olá Mariana,

      Realmente saúde e família são muito importantes!!! Agora com apenas um emprego estou conseguindo voltar a praticar exercícios e ficar mais tempo com a família.

      Essa mudança foi muito positiva para mim.

      Muito obrigado pelo comentário.

  10. Boa tarde,

    Encontrei seu blog agora pelo Google, gostei muito e vou seguir. Sou Analista DBM/BI em SP, penso em me especializar em DBA, mas tenho dúvidas. Mas de qualquer maneira tudo que eu aprender aqui será muito útil no meu dia a dia.

    Boa sorte em 2016, sua consultoria vai bombar.

    Só uma dúvida: Você trabalha só? Se sim e quando tiver mais clientes já pensa como fará ?

    Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: