Loading…

Casos do Dia a Dia: Mais um caso real de perdas de dados em uma Empresa

Olá Pessoal,

Um cliente me procurou dizendo que precisava muito da minha ajuda pois estava com um problema grave no SQL Server.

Ele teve um problema com o servidor e só conseguiu salvar os arquivos .mdf e .ldf da base de dados. Contudo, ao tentar dar um attach nesses arquivos,  a mensagem abaixo era gerada:

 

Essa mensagem indica uma corrupção no arquivo .mdf conforme fontes abaixo:

Testamos várias ferramentas de terceiros e nenhuma conseguiu abrir o arquivo .mdf para recuperar os dados.

Solicitei os arquivos de backup para o cliente, mas essa base não estava fazendo backup há muito tempo.  Isso parece uma coisa absurda, mas já perdi as contas de quantos clientes que atendi que não tinham uma rotina de backup.

Se nem backup tinham, imagina uma rotina para validar uma corrupção possível das bases????

O cliente não quis tentar realizar novas tentativas de voltar a base e voltou um backup de “1970” que encontrou no ambiente dele.

Mais um caso de perda de dados devido a falta de administração de um banco de dados.

Dica Final: Procure um DBA hoje com seu ambiente em perfeito estado, pois quando você procurar um após um desastre, pode ser tarde demais. DBA ainda não faz milagre… Ainda…

Para refletir:

Backups, Alertas e Monitoramento é igual seguro de carro, tenho seguro de carro há 5 anos e nunca usei, contudo, o dia que meu carro for roubado, minhas perdas serão mínimas. Eu pago o seguro para ficar mais tranquilo.

O mesmo vale para um banco de dados de uma empresa que vale muito mais que um carro. Seu banco de dados pode estar há 5 anos sem nenhum problema, contudo, o dia que acontecer um problema grave e você não tiver preparado, suas perdas podem ser muito maiores do que seria se seu carro fosse roubado.

Vale a pena fazer um “seguro” do banco de dados da sua empresa?

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Confira mais experiências do Dia a Dia de um DBA no meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

2 thoughts on “Casos do Dia a Dia: Mais um caso real de perdas de dados em uma Empresa

  1. O tempo passa e essa história de perda de dados sempre acontece. O ruim de tudo isso é a alto confiança que muitos acham que não acontece com ele. Mais uma vez fica dica.. Backup, backup e backup.

  2. Talvez desse certo se tivesse criado uma base com o mesmo nome lógico e físico, parado o serviço do SQL, copiado os arquivos corrompidos no lugar dos que foram criados. A base subiria em suspec e daria para tentar resolver o erro de inconsistência. Já fiz isso e deu certo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: