Loading…

Querys do Dia a Dia – Como verificar o código de um objeto via Query

Fala Pessoal,

A dica de hoje é bem simples, mas pode ser muito útil para quem ainda não conhece.

Hoje estava sendo executada uma grande carga (SELECT * INTO FROM …) em uma tabela de uma das minhas databases. Nesse exato momento, eu precisava verificar qual era o código de uma procedure dessa database. Entretanto, ao tentar expandir a pasta stored procedure no Object Explore:

Após alguns segundos, era retornado o seguinte erro:

Antes de ser gerado o erro, foi possível verificar que o processo que estava expandindo a lista de procedures estava sendo bloqueado pelo meu outro processo que estava realizando a carga de dados.

Como eu realmente precisava visualizar o código da procedure naquele momento, bastou executar o comando abaixo para obter a informação que eu queria:

exec sp_helptext ‘NOME_PROCEDURE’

A Stored Procedure sp_helptext, retorna a definição dos seguintes objetos:  user-defined rule, default, unencrypted Transact-SQL stored procedure, user-defined Transact-SQL function, trigger, computed column, CHECK constraint, view, or system object such as a system stored procedure. (Fonte: BOL)

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Aprenda a criar essa e outras rotinas para administrar melhor seu SQL Server no meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: