Aguarde… Carregando

Querys do Dia a Dia – Acompanhando as querys mais demoradas do Banco de Dados

Continuando minha série de Querys que utilizo no meu dia a dia, hoje mostrarei uma query que rodo várias vezes durante o dia.

Muitos de vocês já devem ter visto meu artigo Passo a passo para encontrar as querys mais demoradas do Banco de Dados, onde mostro como criar um profile que fica rodando em background no meu ambiente populando uma tabela com as querys mais demoradas do Banco de Dados. Se me lembro bem, esse profile roda no meu ambiente desde quando entrei na empresa a exatamente 5 anos como estagiário (26/01/2006). Passou pelo SQL Server 2000, ganhou algumas modificações para o 2005 e nesse ano, se tudo der certo, rodará sobre o SQL Server 2008 R2.

Com a query abaixo, acompanho como está o meu banco de dados durante determinadas horas do dia e com isso tenho um baseline de utilização das querys do meu sistema durante todo dia, o que considero uma informação extremamente importante. Também utilizo essa query quando recebo alguma reclamação sobre uma lentidão momentânea no sistema. Muitas vezes, elimino na hora a suspeita da lentidão do sistema estar sendo causada pelo Banco de Dados, apenas verificando que o tempo de execução das querys estão completamente normais, de acordo com a baseline que já conheço para aquele horário do dia.

SELECT  Duration, Starttime,endTime, Reads,writes,cpu,rowcounts, Textdata, LoginName,    HostName, ApplicationName, databasename
FROM Traces
WHERE Starttime >= ‘Data_Inicial’ and Starttime < ‘Data_Final’
ORDER BY Starttime

A tabela trace é populada de hora em hora, mas diversas vezes preciso analisá-la antes do Job de atualização rodar. Para isso rodo a query abaixo:

— Comando para rodar o JOB de Trace.
EXEC msdb..sp_start_job @job_name = ‘DBA – Traces’

Essas duas querys formam um dos Scripts que ficam abertos durante todo o dia no meu Management Studio.

Até a próxima.

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Aprenda a criar essa e outras rotinas para administrar melhor seu SQL Server no meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

2 thoughts on “Querys do Dia a Dia – Acompanhando as querys mais demoradas do Banco de Dados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: