Aguarde… Carregando

Querys do Dia a Dia – Monitoramento do Banco de Dados – Who is Active

Fala Pessoal,

Nesse inicio de ano meu blog ficaria um pouco parado pois estou intensificando meus estudos para atualizar meu título de MCITP Database Administrator para o SQL Server 2008(prova 70-453). Entretanto, como a média de acessos do blog está ainda maior que no ano passado, não poderia deixá-lo parado todo esse tempo. Então, nesse período, resolvi escrever posts curtos com algumas querys que utilizo no meu dia a dia como DBA Full-Time de uma empresa.

A primeira delas é uma SP que eu considero a mais informativa de todas e que eu comecei a utilizar a pouco tempo. O nome dela é sp_WhoIsActive.

Essa procedure foi criada por Adam Machanic(Blog|Twitter) e ganhou o premio de BEST FREE TOOL de 2010 pela SQL Server Magazine. Algumas das informações que encontramos nessa SP são:

  • Todos os processos que estão ativos em nosso servidor SQL.
  • O tempo que esses processos estão ativos.
  • Os usuários que executaram os processos.
  • O tipo de wait momentâneo que o processo está sofrendo.
  • O consumo de memória, o número de reads e writes dos processos.
  • O código da query que está sendo executado. Caso seja uma procedure ou um Batch com várias querys, a sp_WhoisActive retorna apenas a query que está sendo executada naquele momento. Com isso é possível identificar qual parte da sua procedure está sendo executada (Excelente!!!).

Se o Adam Machanic cobrasse pela utilização dessa procedure eu pagaria na hora. Você que é DBA e precisa monitorar um ambiente com SQL Server não pode deixar de utilizar essa SP. Eu tenho uma conexão que fica aberta o dia inteiro no meu ambiente com essa SP, executando-a várias vezes durante o dia.

Nesse link é possível fazer o download do Script da procedure. Em seguida deve-se criar a procedure na database master e executá-la. A procedure roda em menos de 1 segundo, então não irá impactar na performance do seu ambiente.

Gostou dessa dica?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Aprenda a criar essa e outras rotinas para administrar melhor seu SQL Server no meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

9 thoughts on “Querys do Dia a Dia – Monitoramento do Banco de Dados – Who is Active

  1. Fabricio,

    Preciso altaerer a senha do usuário sa de produção, pois alguns de e acho que esta procedure sp_whoisactive vai me ajudar para monitorar quais usuários estão conectados na instancia.
    Criei a procedure no meu banco master, mas não estou conseguindo executa-la. Esta retornando erro.
    Paar executa-la é da mesma maneira da sp_who e sp_who2 ?

    Obrigado

    Abraços

    Helber

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: