Aguarde… Carregando

SQL Server 11 – Codinome Denali

Fala Pessoal,

Como já foi divulgado em vários blogs, essa semana foi lançado publicamente o CTP1 do SQL Server 11 com o Codinome “Denali”.

É importante lembrar que SQL Server 11 não quer dizer SQL Server 2011 segundo o próprio Paul Randal disse via twitter. SQL Server 11 significa que é a 11º edição do SQL Server, assim como o SQL Server 2005 é a versão 9 e o SQL Server 2008 é a versão 10. Assim, isso não quer dizer que ele obrigatoriamente será lançado em 2011, pode ser que sim ou pode ser que não. Ainda não li nenhuma informação sobre uma possível data de lançamento.

Pois é, muitos de vocês, assim como eu, devem estar se questionando: Vixe… mais uma versão do SQL Server vindo e eu ainda tenho MUITO o que aprender do SQL Server 2008 e SQL Server 2008 R2. Não tem jeito galera, essa é a vida de um profissional de TI, temos que nos atualizar sempre para não ficarmos ultrapassados no mercado, viveremos com um constante aprendizado até o fim de nossas carreiras. Por esse e por outros motivos é que deveríamos ser mais valorizados no mercado de trabalho.

Ainda não comecei a estudar o SQL Server 11, mas já temos diversos posts em português sobre algumas das novas funcionalidades, seguem abaixo os blogs que eu acompanho e que já possuem informações sobre o Denali:

Posts do Fabiano Amorim(Blog|Twitter):

1 – O que tem de novo? – Nesse artigo o Fabiano nos mostrou uma nova procedure e algumas dvms que nos proporcionam informações valiosíssimas sobre o que está acontecendo em nosso servidor e informações de uma determinada consulta ou objeto.

Posts do Felipe Ferreira(Blog|Twitter):

1 – SQL PASS – Keynote 1 – Felipe nos deu um resumo do que aconteceu no Keynote 1 do SQL PASS 2010.

2 – SQL Denali – ColumnStore – Post bem detalhado sobre as ColumnStore do Denali.

3 – Atualizado dia 15/11/2010: Denali – Server Roles -Artigo que nos mostra que no Denali é possível criar Server Roles.

Posts do Paulo Roberto – SQL From Hell (Blog|Twitter):

1 – Sequences – Essa funcionalidade ja existia no Oracle e DB2 e agora também estará presente na nova edição do SQL Server. Esse artigo nos da uma boa introdução sobre esse assunto.

2 – Novidades do order by – Nesse artigo, Paulo nos mostra como ficou mais fácil montar uma paginação no SQL11.

3 – Atualizado dia 16/11/2010: Contained Database e Usuários – Nesse artigo, temos um exemplo para a criação de um usuário com senha no banco de dados sem a necessidade de um login para o usuário ter senha e por consequência, sem usuários órfãos!

4 – Atualizado dia 25/11/2010: Result Sets – parte 1 – Artigo que mostra o uso de RESULT SETS para o comando EXECUTE / EXEC para “tipificar” as consultas resultantes do EXECUTE / EXEC (ex.: Consultas dinâmicas e stored procedures).

5 – Atualizado dia 25/11/2010: Result Sets – parte 2 – Nesse artigo, temos duas funções que poderão ajudar muito quem precisa de informações sobre os result sets de consultas ou stored procedures.

Posts do Raul Santos Neto (Blog)

1 – Atualizado dia 11/12/2010: Microsoft Subject Matter Experts (Calling all Denali experts) – Nesse post, o Raúl nos mostra como podemos ser um  “Subject Matter Expert” e também os prováveis exames do SQL11.

Além desses artigos, podemos fazer o Download do SQL Server Denali e também estudar pelo Books online:

1 – Você pode baixar o CTP1 do SQL Server Denali para testar suas novas funcionalidades: Download SQL Server Denali

2 – Atualizado dia 16/11/2010 – Já podemos estudar pelo nosso inseparável Books Online do SQL Server Denali (Em Inglês): Books Online SQL Server Denali (Versão Online).

3 – Atualizado dia 26/11/2010 – Também já temos disponível a database AdventureWorks para a realização de testes no Denali: AdventureWorks for SQL Server Denali CTP1

4 – Atualizado dia 07/09/2011 – Download Microsoft SQL Server code name ‘Denali’, Community Technology Preview 3 (CTP 3)

5 – Atualizado dia 07/09/2011 – TEchNet Wiki: What’s New in SQL Server “Denali” CTP3

6 – Atualizado dia 07/09/2011 – Microsoft SQL Server code name ‘Denali’ CTP 3 Product Guide

Pretendo manter esse post atualizado à medida que novas informações forem divulgadas pela própria comunidade sobre o SQL Server Denali. Caso eu tenha esquecido de algum post, por favor, deixem um comentário.

 
Gostou desse Post?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

8 thoughts on “SQL Server 11 – Codinome Denali

  1. show… tambem tinha pensado em fazer 1 post linkando pra todos os posts em portugues.. vou divulgar o seu no meu blog 😀

    mas é isso aí mesmo… minha mãe sempre falou para eu estudar… eu fui estudar justamente a coisa “errada” né.. agora vou ter que passar o resto da vida virando madrugadas na frente do computador pra me manter atualizado… é o preço que a gente paga por viver em um mundo tão sujeito a mudanças… mas quer saber.. eu me divirto c/ isso! 🙂
    hehehe

    abraços!

    1. rsrs… pois é… mamãe sempre mandou eu ser médico ou advogado, fui trabalhar com informática… Agora não posso reclamar… =)

      Achei legal a idéia de ter as novas funcionalidades centralizadas em um post para matar mais fácil a curiosidade das pessoas sobre essa nova versão.

      Abraços!

  2. Que nem eu sempre digo para todos, o pessoal de Ti é diferente de todas as outras pessoas dentro de uma corporação, sempre.

    Podemos virar a noite fazendo algo e mesmo assim no outro dia vamos dizer que foi muito legal e que estamos muito bem…

    Valeu Fabrício pelo post.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: