Aguarde… Carregando

Apresentação

Olá pessoal, sei que já existem muitos blogs que falam sobre o SGBD Microsoft SQL Server, entretanto, acredito que cada um deles tem uma particularidade e acabam ajudando alguém em uma determinada situação. Eu, por exemplo, possuo vários blogs no meu Google Reader (mais de 100 só sobre SQL). Assim, também resolvi escrever sobre esse assunto. Postarei dicas de procedimentos que utilizo no meu dia a dia de trabalho como DBA, problemas e soluções que encontro no meu ambiente, experiências com provas de certificação, webcasts que assisto, indicações de artigos e livros que leio e outras coisas que eu achar interessante passar como experiência para outros que queiram aprender mais sobre SQL Server.

Antes de começar a escrever sobre SQL Server, acho interessante me apresentar e falar um pouco da minha história no uso desse SGBD.

Meu nome é Fabrício França Lima, tenho 25 anos, sou muito bem casado e formado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Trabalho com SQL Server desde de 25/01/2006, quando entrei como estagiário na mesma empresa que trabalho até hoje sem nunca ter feito um “select * from”. Como o setor em que eu entrei só trabalhava com banco de dados (SQL Server), me interessei bastante por essa área e resolvi me aprofundar no assunto para quem sabe um dia me tornar um DBA. Após 3 meses de estágio fui efetivado e depois de um bom tempo fazendo diversas rotinas de banco de dados, em agosto de 2008, assumi o cargo de DBA.

Nesse período fiz algumas certificações, conquistando o título de MCITP Database Administration SQL Server 2005. Seguem todas abaixo:

Exam 70-228: Installing, Configuring, and Administering Microsoft SQL Server 2000 Enterprise Edition.

Exam 70-229: Designing and Implementing Databases with Microsoft SQL Server 2000 Enterprise Edition.

Exam 70-431: Optimizing Implementing and Maintaining Microsoft SQL Server 2005.

Exam 70-443: Designing a Database Server Infrastructure by Using Microsoft SQL Server 2005.

Exam 70-444: Optimizing and Maintaining a Database Administration Solution by Using Microsoft SQL Server 2005.

Pretendo finalizar as certificações do SQL Server 2005 com as provas 70-441 e 70-442 e depois partir para o SQL Server 2008. Ainda não tive tempo de estudar a parte de BI, mas ainda é uma meta futura caso o tempo permita.

Como podem ver, estou bem atrasado com as certificações, já estão falando até no SQL Server 2011 por ai (nada confirmado ainda) e eu ainda estou no 2005? Por quê?

Tenho uma boa desculpa para isso. É que até Outubro de 2009 tinha que dedicar muito tempo à finalização da minha monografia. Adivinha o tema?

“Estratégias para Banco de Dados com Grande Volume” com a implementação de um estudo de caso no SQL Server 2005.

Bem, acredito que consegui passar um pouco da minha experiência com o SQL Server, ainda não estou no nível dos caras que eu acompanho seus blogs, sites e webcasts, mas estudarei bastante para um dia chegar lá e nesse período espero que possa ser útil para alguém com os posts que abordarei aqui.

 
Gostou desse Post?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

5 thoughts on “Apresentação

  1. Fabricio, Tudo tranquilo? Fico contente em ver que a comunidade "SQL Server Day" possui pessoas de altissimo nivel tecnico e, acima de tudo, dedicado aos estudos e a familia. Segue esse caminho que voce terá um futuro brilhante. Quem sabe um mestrado em BI não seria interessante? Abraços,Alexandre Lopesl

  2. Bacana Fabrício, Como você mesmo disse, existem muitos blogs, mas cada um tem sua linha. Creio que sua presença será mais uma contribuição para a comunidade :)Abração,Mendes

  3. Olá Fabrício,Muito interessante sua apresentação,foi sem dúvida uma ótima iniciativa.Falar como você iniciou sua carreira,seus interesses e objetivos.Vou te adicionar no meu spaces, estou te seguindo no Twitter.Valeu cara!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: