Certificação: Second Shot da Microsoft liberada novamente

Fala Pessoal,

Segue dica rápida para quem está pensando em fazer uma prova de certificação em 2015.

Está de volta a promoção Second Shot!!!

Mesma regra de sempre: Quem reprovar em uma prova, poder refazer a prova sem pagar novamente.

Como essa “promoção” volta pouco tempo depois de acabar a anterior, eles já poderiam tornar isso uma REGRA. Concordam?

Ainda mais agora com o dólar alto, esse é um ótimo incentivo para realizar a prova e ainda ter uma margem de erro em caso de falha.

Segue abaixo um link com maiores informações:

https://www.microsoft.com/learning/en-us/second-shot.aspx

Abraços

Fabrício França Lima

 

A Grande Mudança: Full Time com Consultoria e Treinamento SQL Server

17, junho, 2015 24 comentários

Olá Pessoal,

Sexta-feira passada (12/06) encerrei um ciclo de quase 10 anos na minha carreira profissional.

Entrei em uma grande empresa aqui de Vitória-ES como estagiário sem nunca ter feito um “SELECT * FROM”. Inicialmente fiz um processo seletivo para a área de desenvolvimento e não passei (ainda bem). Após alguns dias, me chamaram para a o setor de banco de dados. Se tivesse passado para a área de desenvolvimento, provavelmente esse Blog falaria de linguagens de programação.

Três meses depois de entrar como estagiário fui efetivado como funcionário e, após alguns anos como analista de banco de dados, assumi o cargo de DBA. Nos últimos 3 anos assumi o desafio de exercer um cargo de liderança, sendo o coordenador da área de infraestrutura (Banco de dados, servidores, segurança e etc).

Há uns 2 anos comecei a pegar alguns serviços de consultoria SQL em paralelo para manter o conhecimento em dia e tirar uma grana extra. Com o passar do tempo, os clientes foram aumentando até chegar um ponto onde tive que escolher entre um emprego “estável”  nesse momento de crise ou consultorias que não tem tanta estabilidade assim. Já tinha abandonado as corridas de rua, saídas com amigos, futebol com a galera para dar conta dos 2 empregos. Era hora de parar com isso que a vida passa rápido.

Decisão tranquila né!? Nessa crise da Dilma, quem é o doido que vai largar um emprego mais estável com uma boa remuneração para se arriscar nesse mercado concorrido???

R: Eu!

Minha experiência como líder foi sensacional, aprendi demais nos últimos 3 anos, amadureci muito, mas a vontade de voltar a trabalhar Full Time com SQL Server falou mais alto nesse momento. Foi aí que decidi sair da zona de conforto e me aventurar nesse mundo de consultorias e treinamentos SQL Server.

Se isso vai dar certo, só o futuro dirá, mas me preparei muito bem para dar certo. Agora é muito trabalho e estudo para ser um profissional melhor a cada dia.

O que você que lê o meu Blog ganha com isso?

Com 2 empregos era impossível manter o Blog atualizado com novos posts. A partir de agora terei tempo de escrever com muito mais frequência para o Blog e até apresentar alguns Webcasts e palestras. Estou iniciando a minha volta para a comunidade SQL Server, de onde tinha sumido nos últimos 3 anos.

Além disso, tenho ideias para alguns treinamentos bacanas que agora terei tempo de preparar. Meu primeiro treinamento (Tarefas do Dia a Dia de um DBA) está recebendo excelentes feedbacks e isso é um sinal para continuar evoluindo nessa área.

Estou muito motivado para assistir os treinamentos da pluralsight, ler novos livros de SQL Server, ler artigos e colocar tudo isso na prática nos clientes que atendo e nos treinamentos que vou ministrar.

Para finalizar, gostaria de agradecer MUITO à todos que contribuíram para o meu crescimento profissional e pessoal nesses primeiros 10 anos de carreira. Foram tantas pessoas que não conseguiria citar todas aqui. Agora é ir com o fôlego renovado para os próximos 20,30,40… anos de carreira que ainda tenho pela frente. Os primeiros 10 anos foram apenas o começo…

Abraços,

Fabrício França Lima

 

 

 

 

 

Consultoria SQL Server: Marca de 50 clientes atingida!!!

Olá Pessoal,

Esse é um post rápido para compartilhar com vocês que a Fabricio Lima Soluções em BD chega ao seu cliente de número 50!!! É isso mesmo, 50 clientes!!!

Atualmente (Jun/2015), temos 10 clientes fixos com contratos mensais de suporte e monitoramento do banco de dados e outros 40 clientes com um ou mais projetos avulsos.

A fidelidade dos clientes é sensacional!!! Uma vez atendido pela Fabricio Lima Soluções em BD, o cliente sempre volta quando tem uma nova demanda ou projeto.

Segue abaixo a localização por estado de nossos clientes:

Obrigado a todos os clientes que confiaram no meu trabalho e rumo aos 100 clientes!!!

E mais!!! Na próxima semana vou escrever um post sobre as grandes mudanças que estão por vir.

Fiquem ligados… Quem acompanha esse Blog vai gostar dessas mudanças.

 

Abraços,

Fabrício França Lima

MCITP – Database Administrator

Trabalha com SQL Server desde 2006

Feedback da primeira turma do meu Treinamento ONLINE

Olá Pessoal,

No mês de Maio, concluí meu primeiro treinamento online do curso de Tarefas do Dia a Dia de um DBA

Foi uma experiência nova e muito legal. O feedback dos alunos me motiva a cada vez mais preparar novos treinamentos.

Como o máximo de alunos por turma são 10, para deixar o treinamento mais produtivo para quem participa, a turma estava quase cheia com 9 alunos. Como é online, eu poderia colocar tranquilamente umas 20 ou 30 pessoas na sala, contudo, não conseguiria dar a atenção que os alunos precisam antes, durante e logo após ao treinamento.

Segue abaixo de onde os alunos fizeram o treinamento:

  • São Paulo – 3
  • Espírito Santo – 2
  • Bahia – 2
  • Rio de Janeiro – 1
  • Rio Grande do Sul – 1

É de um consenso que um treinamento presencial não é a mesma coisa que um treinamento ONLINE, contudo, deve ser levado em consideração os prós e contras e colocar em uma balança.

A turma deu um feedback bem positivo de que aprenderam muita coisa nesses dias de treinamentos. Receberam scripts que usarão para o resto da vida e tudo isso sem ter custos com transporte, hospedagem e sem faltar ao trabalho para realizar o treinamento.

Segue abaixo os pontos positivos listados pelos alunos na avaliação:

  • Comunicação do Instrutor
  • Didática do Instrutor
  • Conhecimento do Instrutor
  • Exemplos Utilizados
  • Boa Vontade
  • O nível de conhecimento prático do instrutor
  • Interesse que as pessoas entendam
  • Sinceridade
  • Grande conteúdo apresentado
  • Excelente didática do professor
  • Conhecimento de qualidade
  • Totalmente voltado ao mercado

Também segue alguns depoimentos dados pelos alunos desse treinamento:

“É fácil encontrar muitos livros de ótimos autores e muitos blogs de experts em MSSQL, mas com certeza você levaria meses e até anos para conseguir reunir as instruções e ferramentas práticas da realidade do dia a dia de um DBA em muitas empresas. No meu caso, neste treinamento economizei anos que seriam necessários para realizar pesquisas, leituras gerais e específicas, testes, simulados, método de tentativa e erro, frustrações com soluções erradas e etc. O treinamento do Fabrício me entregou toda a densidade que o assunto exige em apenas algumas horas e, o mais legal, a cada aula terminada eu já a aplicava no meu ambiente SQL porque ele também me entregou inúmeros scripts essenciais prontos e de fácil aplicabilidade. É um show de SQL.”

Luiz Fernando Carvalho, Gerente de TI - Altermark Comunicação Ltda

“O conteúdo é de altíssimo nível e todas as práticas vem comentadas, assim mesmo no final do curso dá pra repassar e estudar todos os assunto. Fiquei muito impressionado com a didática e o nível de conhecimento do instrutor Fabricio, é de excepcional conhecimento sobre a ferramenta e sua forma de passar traz todo conteúdo de forma fácil e prazerosa de aprender, foram duas semanas que não só aprendemos sobre a ferramenta como temos todas as dicas de como devemos proceder no trabalho. Diante disso não só recomendo o curso como farei qualquer outro do qual me for de interesse com o Fabricio Lima que tenho certeza que valerá cada centavo gasto.”

Marcelo Nazaré, DBA - Sysdesign Consultoria

“O treinamento é voltado para pessoas com conhecimento básico até o avançado, é possível aplicar os exemplos repassados na empresa onde trabalho. Os scripts disponibilizados facilitam a vida dos alunos, a vida do DBA fica bem mais fácil. Outro ponto importante do treinamento é a segurança do instrutor em passar a teoria aliada à prática.”

Cristiano Schmitt - Via certa Financiadora

“Treinamento direto e objetivo. Conteúdo muito abrangente e realmente focado no dia a dia do DBA. Destinado aos que iniciam e os que procuram consolidação de conhecimento.”

Jonas Contiero Vasconcellos, DBA SQL Server - IBM

O Fabrício é um PROFISSIONAL com P maiúsculo permite que seus alunos se sintam à vontade para explorar ao máximo o conteúdo apresentado. Ele possui uma didática própria o que facilita muito o aprendizado do aluno talvez seja pelo fato dele atuar no mercado então traz para o treinamento acontecimentos reais do dia-a-dia do profissional de banco de dados.

Vale a pena cada centavo investido se todos os Instrutores tivessem este comprometimento os profissionais aplicariam as boas práticas de fato no ambiente de trabalho ajudando suas empresas.

Edmilson BarbosaDiretor de tecnologia - EDSOFT IT

_____________________________________

A próxima turma ONLINE está marcada para o dia 20 de Julho (férias de faculdade).

Já recebi algumas requisições de abrir uma turma no sábado. Se tiver mais interessados nesse dia, me avisem.

Caso tenham interesse, envie um e-mail para: [email protected] ou me chame no Skype: fabriciolima.net.

Obrigado.

Abraços,

Fabrício França Lima

MCITP – Database Administrator

Trabalha com SQL Server desde 2006

Feedback Treinamento em São José dos Campos (SP)

25, maio, 2015 4 comentários

Olá Pessoal,

Estou aqui no hotel em São José dos Campos onde ministrei por três dias o meu treinamento de  Tarefas do Dia a Dia de um DBA .

Foram três dias de muitas informações novas para os colaboradores da empresa DrogaBella\ Plantão Card. A cada módulo, como o treinamento foi realizado In Company, verificamos casos reais da empresa, o que facilitou muito o aprendizado dos colaboradores.

No módulo de Tuning, pegamos algumas queries mais lentas do banco e fizemos um tuning ao vivo nessas queries melhorando muitas delas.

Esse é o segundo Treinamento que ministro In Company. Caso queira levar esse treinamento para sua empresa, entre em contato. Em caso de necessidade de viagens, incluo os custos de passagens e hospedagem no treinamento.

Caso tenha interesse em realizar esse Treinamento de forma online, segue abaixo os detalhes:

http://www.fabriciolima.net/blog/cursos-online/treinamento-tarefas-do-dia-a-dia-de-um-dba-online/

Para contato, envie um e-mail para: [email protected] ou me chame no Skype: fabriciolima.net.

O Feedback dos alunos foi muito bom. A gerente administrativa e o dono da empresa também ficaram muito satisfeitos com o feedback que os colaboradores deram para eles. Gostaram tanto do trabalho que estou saindo daqui com um projeto de implementação de um Database Mirroring praticamente fechado.

Segue abaixo alguns pontos fortes levantados pelos alunos:

  • Material do Curso
  • Conhecimento de novas funcionalidades do SQL Server
  • Esclarecimento de dúvidas de acordo com a realidade
  • Alto conhecimento dos assuntos abordados
  • Muita prática durante o Treinamento
  • Realidade do conteúdo com o dia a dia da empresa
  • Material de acompanhamento e scripts bem documentados
  • Conhecimento do Instrutor
  • Didática
  • Disponibilização de Scripts

Depoimento:

“O treinamento de Tarefas do dia a dia de um DBA foi um investimento muito bom para confirmar que o SQL Server é um SGBD robusto e confiável e também para me ajudar a planejar, gerenciar e manter as bases de dados da empresa de forma mais automatizada e preventiva.

O material didático, os scripts disponibilizados e o conhecimento do instrutor são excelentes. O valor do investimento no curso nem se compara ao valor do conhecimento que adquiri e levarei para o resto da vida.”

Leandro Pontes, Gerente de TI – Drogabella / Plantão Card

Foto:

Site GUIA DBA e 50 % de desconto no meu Treinamento

Olá Pessoal,

O site GUIA DBA está fazendo 2 meses no ar e como uma forma de ajudar esse novo site que está compartilhando conhecimento com uma boa frequência de artigos, disponibilizei um voucher de 50% de desconto para o meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia do DBA.

Segue informações do sorteio:

Fica aí mais uma oportunidade de ganhar um bom desconto para se aprofundar no mundo SQL Server.

Obs.: Esse voucher é para as turmas de Junho ou Julho, pois a turma de Maio só tem uma vaga em aberto e já teve um voucher sorteado.

Abraços,

Fabrício França Lima

MCITP – Database Administrator

Trabalha com SQL Server desde 2006

Categories: Enquetes, Eventos, Notícias

SQL Server Além do Conceito – Blog Post Collection

Boa Noite Pessoal,

Passando para deixar uma dica muito legal para vocês.

A comunidade SQL Server mais uma vez mostra sua força e lança uma coleção de Blog Post com grandes nomes do mundo SQL Server.

É conteúdo de qualidade e sem nenhum custo.

Segue o link para Download: SQL Server Além do Conceito

Abraços,

Fabrício França Lima

MCITP – Database Administrator

Trabalha com SQL Server desde 2006

Categories: Livros, Notícias, SQL Server

Treinamento SQL Server: Turma de Maio confirmada e sorteio de um Voucher!

21, março, 2015 Sem comentários

Olá Pessoal,

Esse é um post rápido para anunciar que a turma de Maio do treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA já está confirmada!!!

 

[SORTEIO] Como ainda tenho algumas vagas em aberto, para comemorar o fechamento da turma,  quem entrar na minha página do facebook, curtir e compartilhar esse post estará concorrendo a um VOUCHER de 50% para esse Treinamento de Maio.

Segue o link para a página no Facebook: Fabricio Lima Soluções em BD

Regras do sorteio: As curtidas e os compartilhamentos valem até as 23:59:59 de sexta-feira (27/03). No sábado (28/03) de manhã vou divulgar na página do facebook uma lista com os nomes dos participantes onde cada participante terá um número.

Como terei menos de 60 pessoas participando do sorteio, o ganhador será escolhido pelo sorteio da Mega-Sena de sábado 28/03. O primeiro número sorteado pela Mega-Sena será o número do vencedor (ordem do sorteio).  Se não sair ninguém na primeira bola,  o segundo número será o vencedor e assim por diante até o sexto.

Dessa forma, vocês saberão o ganhador no momento do sorteio da Mega-Sena. Se não ficarem milionários, pelo menos podem ganhar um desconto no treinamento. =)

No link abaixo temos todos os detalhes de data, valor e conteúdo do treinamento:

http://www.fabriciolima.net/blog/cursos-online/treinamento-tarefas-do-dia-a-dia-de-um-dba-online/

Curta minha página no facebook, compartilhe o post da promoção e concorra!!!

 

 

Categories: Eventos, Notícias

Casos do Dia a Dia: Mais um caso real de perdas de dados em uma Empresa

11, março, 2015 1 comentário

Olá Pessoal,

Um cliente me procurou dizendo que precisava muito da minha ajuda pois estava com um problema grave no SQL Server.

Ele teve um problema com o servidor e só conseguiu salvar os arquivos .mdf e .ldf da base de dados. Contudo, ao tentar dar um attach nesses arquivos,  a mensagem abaixo era gerada:

 

Essa mensagem indica uma corrupção no arquivo .mdf conforme fontes abaixo:

Testamos várias ferramentas de terceiros e nenhuma conseguiu abrir o arquivo .mdf para recuperar os dados.

Solicitei os arquivos de backup para o cliente, mas essa base não estava fazendo backup há muito tempo.  Isso parece uma coisa absurda, mas já perdi as contas de quantos clientes que atendi que não tinham uma rotina de backup.

Se nem backup tinham, imagina uma rotina para validar uma corrupção possível das bases????

O cliente não quis tentar realizar novas tentativas de voltar a base e voltou um backup de “1970″ que encontrou no ambiente dele.

Mais um caso de perda de dados devido a falta de administração de um banco de dados.

Dica Final: Procure um DBA hoje com seu ambiente em perfeito estado, pois quando você procurar um após um desastre, pode ser tarde demais. DBA ainda não faz milagre… Ainda…

Para refletir:

Backups, Alertas e Monitoramento é igual seguro de carro, tenho seguro de carro há 5 anos e nunca usei, contudo, o dia que meu carro for roubado, minhas perdas serão mínimas. Eu pago o seguro para ficar mais tranquilo.

O mesmo vale para um banco de dados de uma empresa que vale muito mais que um carro. Seu banco de dados pode estar há 5 anos sem nenhum problema, contudo, o dia que acontecer um problema grave e você não tiver preparado, suas perdas podem ser muito maiores do que seria se seu carro fosse roubado.

Vale a pena fazer um “seguro” do banco de dados da sua empresa?

Abraços,

Fabrício França Lima

MCITP – Database Administrator

Trabalha com SQL Server desde 2006

Treinamento SQL Server: Primeira turma entregue com sucesso!

2, fevereiro, 2015 Sem comentários

Olá Pessoal,

Nesse fim de semana ministrei meu primeiro treinamento sobre SQL Server com o tema: Tarefas do Dia a Dia de um DBA.

Passar o Sábado e Domingo o dia inteiro estudando SQL Server parecia um sacrifício muito grande para quem estava de fora, mas para quem participou do treinamento, as horas passaram tão rápido que quando vimos o treinamento já estava acabando.

O Treinamento foi realizado Inloco no cliente em Cachoeiro de Itapemirim-ES e a avaliação do treinamento teve nota máxima. O Feedback foi muito bom. Agradeço a Selita e a todos que participaram do treinamento pela confiança e participação.

O pessoal que fez o treinamento já está pedindo outros e já está começando a surgir interesses de outras empresas para novos treinamentos. Muito legal!!!

Tenho uma lista com 26 interessados para fazer esse treinamento ONLINE. Após o carnaval já libero as datas das turmas ONLINE, junto com carga horária e valores.

Caso tenha interesse, me envie um e-mail para: [email protected] ou me chame no Skype: fabriciolima.net.

A prioridade das vagas será para quem enviar primeiro o e-mail de interesse.

Caso queira levar esse treinamento para sua empresa, entre em contato. Em caso de necessidade de viagens, incluo os custos de passagens e hospedagem no treinamento.

Lembrando que esse treinamento é de nível básico, com foco em quem está começando agora na área de DBA ou tem interesse em começar.

Segue alguns depoimentos dos participantes do treinamento:

“Ótimo treinamento, com nível de conhecimento altíssimo, pontualidade de horário, muita didática de como passar conhecimento e disponibilização de vários scripts.”

Solimar Machado, Analista de Negocio – Selita

 

“Treinamento Excelente, que ajudará muito o meu dia a dia na empresa, prevendo os problemas antes que eles aconteçam e corrigindo mais rápido os problemas que acontecerem.”

Wander Domingos, Técnico de Informática – Selita

 

“Recomendo o treinamento de tarefas do dia a dia do DBA para todos que necessitam saber mais sobres os conhecimentos que um DBA deve ter. O Instrutor tem um grande conhecimento sobre a teoria e prática.”

Carlos Souza, Administrador de Redes – Selita

 

Pontos positivos assinalados na Avaliação:

  • Material didático disponibilizado
  • Alto nível de conhecimento do instrutor
  • Equilíbrio entre teoria e prática
  • Obtenção de diversos scripts
  • Didática do instrutor
  • Pontualidade do instrutor

Fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers